Sistemas internacionais de aprendizagem profissional: uma análise comparativa em alguns países desenvolvidos e emergentes

  • José Rodrigo Paprotzki Veloso
  • Marta M. Assumpção Rodrigues
Palavras-chave: Sistemas de Aprendizagem, Educação para o Trabalho, Política Comparada, Mercado de Trabalho

Resumo

Este trabalho examina as políticas públicas que articulam educa- ção e trabalho para a juventude, de uma perspectiva comparada, contrapondo as trajetórias de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Mais especificamente, focaliza a política de formação de aprendizes (Aprendizagem) nos casos de Alemanha, Inglaterra, França, Estados Unidos, Brasil, África do Sul e Índia. O objetivo é revelar que há algo que antecede os formatos atuais que, ao formar imagens políticas específicas, ilumina os cenários dos sistemas de Aprendizagem dos países analisados. Lança mão do enfoque da trajetória histórica (path dependence) para analisar as particularidades de cada caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-04-30
Como Citar
Paprotzki Veloso, J. R., & M. Assumpção Rodrigues, M. (2016). Sistemas internacionais de aprendizagem profissional: uma análise comparativa em alguns países desenvolvidos e emergentes. Boletim Técnico Do Senac, 42(1), 6-29. https://doi.org/10.26849/bts.v42i1.18
Seção
Artigos