A emergência da colaboração na educação e as transformações na sociedade pós-industrial: em busca de uma compreensão problematizadora

Autores

  • Leonel Tractenberg
  • Miriam Struchiner

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Colaboração, Cooperação, Sociedade Pós-industrial, Tecnologia da Informação

Resumo

Nos últimos anos, dentro da área educacional observa-se a proliferação de discursos de valorização dos processos colaborativos. Isso ocorre em, pelo menos, três instâncias: na gestão educacional e no trabalho docente; no âmbito curricular; e no âmbito dos métodos e abordagens pedagógicos. O presente trabalho visa contribuir para a compreensão desse fenômeno, analisando suas causas não só dentro do contexto da educação, mas também dentro do panorama mais amplo de transformações dos processos econômicos e produtivos da sociedade pósindustrial, também chamada de sociedade da informação.

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Publicado

2010-08-19

Como Citar

Tractenberg, L., & Struchiner, M. (2010). A emergência da colaboração na educação e as transformações na sociedade pós-industrial: em busca de uma compreensão problematizadora. Boletim Técnico Do Senac, 36(2), 65–77. Recuperado de https://www.bts.senac.br/bts/article/view/219

Edição

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