Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes

Autores

  • Geovana Ferreira Melo Teixeira

Palavras-chave:

Docência, Formação de Professores, Formação Inicial, Formação Continuada, Identidade Profissional, Saber

Resumo

O presente artigo evidencia questões referentes à docência a partir de múltiplos condicionantes: a formação, a inserção na carreira do magistério, osimpasses e os desafios postos pela prática docente. Tem por objetivos analisar o lócus da formação de professores e seus aspectos legais, discutir os saberes e a identidade profissional, além de apresentar reflexões a respeito da formação continuada de professores. A análise teve como ponto de partida o estudo da literatura referente à formação de professores, além de dados coletados junto aos professores cursistas. O desafio que se apresenta às instituições educacionais é o de organizar os cursos de formação continuada com base numa perspectiva emancipadora, na qual o professor seja considerado um partícipe de seu processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-04-19

Como Citar

Ferreira Melo Teixeira, G. (2009). Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim Técnico Do Senac, 35(1), 28–37. Recuperado de https://www.bts.senac.br/bts/article/view/253

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.