Celular na mão e o clique da câmera: “O que o IFTO de Colinas representa para mim?”

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Katiucia da Silva Nardes

Resumo


Este artigo apresenta a discussão de resultados de pesquisa, cujo objetivo foi estabelecer relações do conteúdo das tecnologias digitais com os conhecimentos pedagógicos, baseadas no modelo explicativo de ação docente: Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). O campo de análise foi a disciplina Informática na Educação, do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) em Colinas do Tocantins. São ofertados subsídios para o planejamento de formação docente, articulados às metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) e às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.


Palavras-chave


TPACK; Tecnologias digitais; Prática pedagógica

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Cynthia Carlla de Almeida. Letramento visual: trabalhando a fotografia documental no ambiente escolar. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [Brasília, DF]: Presidência da República, Casa Civil, [2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 22 abr. 2014.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. [Brasília, DF]: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [2014?]. Publicado no DOU de 26 jun. 2014, Edição extra. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 20 mar. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 jun. 2018.

DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 10. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco: MEC, 2006.

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2013.

HARRIS, Judith B. TPCK in-service education: assisting experienced teachers’ “planned improvisations”. In:. ACTE COMMITTEE ON INNOVATION AND TECHNOLOGY. Handbook of technological pedagogical content knowledge (TPCK) for educators. New York: Routledge, 2008. cap. 12, p. 251-272.

IBGE. Censo demográfico 2010: Tocantins. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em:https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/caracteristicas_da_populacao_tab_municipios_zip_xls.shtm. Acesso em: 22 maio 2018.

JOHNSON, Larry et al. NMC horizon report: 2013. Higher Education edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2013.

KLEINER, Anne; LEWIS, Laurie. Internet access in US public schools and classrooms: 1994–2002.Washington, DC: National Center for Education Statics, Institute of Education Sciences, Oct. 2003. Disponível em: http://nces.ed.gov/pubs2004/2004011.pdf. Acesso em: 20 mar. 2015.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. Introducing TPCK. In: AACTE COMMITTEE ON INNOVATION AND TECHNOLOGY. Handbook of technological pedagogical content knowledge (TPCK) for educators. New York: Routledge for the American Association of Colleges for Teacher Education, 2008. cap. 1, p. 3-30.

KOEHLER, Matthew J.; SHIN, Tae; MISHRA, Punya. How do we measure TPACK?: let me count the ways. In: RONAU, Robert N.; RAKES, Christopher R.; NIESS Margaret L. (ed.). Educational technology, teacher knowledge, and classroom impact: a research handbook on frameworks and approaches. Hershey, PA: IGI Global, 2012. cap. 2, p. 16-31.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, New York, v. 108, n.6, p. 1017-1054, June 2006.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J.; KERELUIK, Kristen. The song remains the same: looking back to the future of educational technology. TechTrends, v. 53, n. 5, p. 48-53, Sept./Oct. 2009.

NAKASHIMA, Rosária H. R. A dialética dos conhecimentos pedagógicos dos conteúdos tecnológicos e suas contribuições para a ação docente e para o processo de aprendizagem apoiados por ambiente virtual. 2014. 288 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

NAKASHIMA, Rosária H. R.; PICONEZ, Stela C. B. Technological pedagogical content knowledge (TPACK): modelo explicativo da ação docente. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 10, n. 3, p. 231-250, 2016.

NIESS, Margaret L. Teacher knowledge for teaching with technology: a TPACK lens. In: RONAU, Robert N.; RAKES, Christopher R.; NIESS Margaret L. (ed.). Educational technology, teacher knowledge, and classroom impact: a research handbook on frameworks and approaches. Hershey, PA: IGI Global, 2012. cap. 1, p. 1-15.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the New Reform. Harvard Educational Review, Boston, v. 57, n. 1, p. 1-22, Feb. 1987.

UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores. Brasília, DF: Unesco, 2008.

WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília, DF: Unesco: UFTM, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Creative Commons

ISSN Impresso 0102549-X

ISSN Eletrônico 2448-1483

 

 Licença Creative Commons

Este conteúdo está licenciado com Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.