O regime internacional de educação: princípios e normas da educação profissional

  • Jan Peter Ganter de Otero
Palavras-chave: Educação Profissional, Regime Internacional de Educação, Educação Técnica e Profissional

Resumo

Este trabalho analisa o conteúdo do consenso internacional acerca da Educação Profissional, apresentando esta modalidade de educação como importante na agenda de debates sobre o desenvolvimento socioeconômico das nações. Para isso, busca identificar os princípios e as normas da educação profissional existentes no Regime Internacional de Educação, com base na análise de conteúdo das recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Marcelo Parreira do. Política pública educacional e sua dimensão internacional: abordagens teóricas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, p. 39-54, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70: LDA, 2009.

INTERNATIONAL CONGRESS ON TECHNICAL AND VOCATIONAL EDUCATION, 2, 1999. Final report. Paris: Unesco, 1999.

KEOHANE, Robert O. The demand for international regimes. In: KRASNER, Stephen D. (ed.). International regimes. Ithaca: Cornell University Press, 1983.

KRASNER, Stephen D. (ed.). International regimes. Ithaca: Cornell University Press, 1983.

PUCHALA, Donald; HOPKINS, Raymond. International regimes: lessons from inductive analysis. In: KRASNER, Stephen D. (ed.). International regimes. Ithaca: Cornell University Press, 1983.

STRANGE, Susan. Cave! Hic dragones: a critique of regime analysis. International Organization, v. 36, n. 2, p. 479-496, 1982.

UNESCO. Challenges to technical and vocational education: the changing demands of the twenty-first century. [Paris: Unesco, 1999]. Disponível em: http://www.unesco.org/education/educprog/tve/nseoul/docse/challe.html. Acesso em: 12 mar. 2019.

UNESCO. Convention against Discrimination in Education: adopted by the General Conference at its eleventh session. Paris: Unesco, 1960. Disponível em: http://www.unesco.org/education/pdf/DISCRI_E.PDF. Acesso em: 12 mar. 2019.

UNESCO. Convention on Technical and Vocational Education. Paris: Unesco, 1989.

UNESCO. Revised recommendation concerning technical and vocational education. Paris: Unesco, 2001.

YOUNG, Oran. Regime dynamics: the rise and fall of international regimes. In: KRASNER, Stephen D. (ed.). International regimes. Ithaca: Cornell University Press, 1983.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
Ganter de Otero, J. P. (2019). O regime internacional de educação: princípios e normas da educação profissional. Boletim Técnico Do Senac, 45(1). https://doi.org/10.26849/bts.v45i1.746
Seção
Artigos