A importância da mensuração e da análise de ROI no capital humano e sua influência nas decisões de investimento

  • Carmen Cristina Fernandes Andalaft
Palavras-chave: ROI, Capital humano, Capital intelectual

Resumo

Há muito as áreas de recursos humanos (RH) buscam ser reconhecidas pelo valor que agregam à estratégia das organizações. Atualmente já é possível ver alguns casos de sucesso em que o RH compõe um dos braços principais do staff de decisão nas empresas. Mas isso nem sempre foi assim, e para algumas organizações ainda não é. Por mais que o cenário atual se mostre mais promissor do que há alguns anos, o fato é que um longo caminho precisa ser percorrido para que as ações relacionadas ao desenvolvimento de pessoas sejam consideradas uma importante estratégia de negócio, capaz de alavancar significativamente as decisões de investimento. Aliar a contribuição das teorias focadas no estudo de pessoas, capital e trabalho foi um fator preponderante para o resultado deste artigo, cujo objetivo é demonstrar a importância de medir o retorno do investimento efetuado em pessoas e evidenciar como esse elemento gera valor para a organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2014.
DAVENPORT, Thomas O. Capital humano: o que é e por que as pessoas investem nele? São Paulo: Nobel, 2001.
FITZ-ENZ, Jac. Retorno do investimento em capital humano. São Paulo: Makroon Books, 2001.
FRIEDMAN, Brian; HATCH, James; WALKER, David M. Capital humano: como atrair, gerenciar e manter funcionários eficientes. São Paulo: Editora Futura, 2000.
INTERNATIONAL ACCOUNTING STANDARDS COMMITTEE. Framework for the preparation and presentation of financial statements. In: INTERNATIONAL ACCOUNTING STANDARDS, 1996, London. Annals […] London, IASC, 1996. p. 35-71.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 5. ed. São Paulo, Atlas, 1995.
PACHECO, Vicente. A contabilidade de recursos humanos e o capital intelectual das organizações. Curitiba, Biblioteca do CRC/PR, 2002.
PALMEIRA, C. G. ROI de treinamento: dicas de como mensurar o resultado financeiro das suas ações de treinamento. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2004.
SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações. Tradução de Luis Euclydes Trindade Frazão Filho. Rio de Janeiro, Campus, 1998.
TOYAMA, L.; BLANCO, M. O valor do que não se vê. Revista Canal RH, São Paulo, n. 49, nov. 2005.
Publicado
2021-07-28
Como Citar
Fernandes Andalaft, C. C. (2021). A importância da mensuração e da análise de ROI no capital humano e sua influência nas decisões de investimento. Boletim Técnico Do Senac. https://doi.org/10.26849/bts.vi.878
Seção
Artigos