As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica: sucessivas reformas para atender a quem

  • Luiz Alberto Azevedo
  • Eneida Oto Shiroma
  • Marival Coan
Palavras-chave: Ensino Profissional, Política Educacional, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Neste artigo discutem-se resultados de uma pesquisa em documentos do Ministério da Educação sobre a legislação da educação profissional e tecnológica (EPT), bem como em produções de pesquisadores da área de educação para analisar as continuidades e descontinuidades das políticas para a educação profissional no Brasil, em especial nos 16 anos dos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luís Inácio Lula da Silva (1995-2010). Desenvolve-se um resgate histórico sobre as iniciativas de governos de matizes políticas partidárias diferentes sobre essa modalidade de ensino no Brasil, com vistas a capturar a sua gênese e, dessa forma, fazer uma análise do aparato jurídico normativo que produziu o modelo de Educação Profissional e Tecnológica contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-08-19
Como Citar
Azevedo, L. A., Oto Shiroma, E., & Coan, M. (2012). As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica: sucessivas reformas para atender a quem. Boletim Técnico Do Senac, 38(2), 27-40. Recuperado de https://www.bts.senac.br/bts/article/view/164
Seção
Artigos