Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar

  • Ernesto Candeias Martins
  • Susana Isabel Bártolo Martins
Palavras-chave: Intervenção social e escolar, Orientação profissional, Ensino profissional e vocacional, Desafios escolares, Escolas profissionais

Resumo

Abordamos as problemáticas dos alunos provenientes do ensino regular para o profissional e vocacional em agrupamento de escola e escolas profissionais (zona rural e urbana) em Portugal para compreender: variáveis demográficas; necessidades de aprendizagem e respostas socioeducativas, psicopedagógicas e orientações; opiniões sobre escola, curso, currículo/conteúdos, aprendizagem e motivações; relação pedagógica; ambiente educativo e convivência. Propomos um plano de orientação para essas escolas apoiarem os alunos na decisão de curso e formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-08-19
Como Citar
Candeias Martins, E., & Bártolo Martins, S. I. (2015). Alunos do ensino vocacional e profissional do interior de Portugal nos meandros da intervenção social e escolar. Boletim Técnico Do Senac, 41(2), 136-161. Recuperado de https://www.bts.senac.br/bts/article/view/72
Seção
Artigos