Projetos de inteligência artificial do Senac são premiados

2022-03-29

Dois projetos de inteligência artificial (AI) apresentados por equipes do Senac receberam menções honrosas ao final do curso on-line “Dados, Big Data e Machine Learning”, organizado pela OIT/Cinterfor e oferecido pela Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC) no período de outubro a dezembro de 2021.

O curso, ministrado pela professora Viviane Todt, que é docente de AI na UTEC, reuniu 45 participantes de 12 instituições de dez países da América Latina e Caribe, África e Europa. O Senac foi um dos representantes brasileiros.

Únicos selecionados entre os 15 apresentados, os projetos do Senac foram elogiados pelo engajamento e pela profundidade dos temas apresentados. Com essa conquista, os dois trabalhos serão apresentados durante o AI Challenge, evento mundial de inteligência artificial promovido pela UTEC que será realizado no próximo ano, em data ainda a ser confirmada.

As propostas

“Proposições legislativas de interesse do Senac: um modelo para análise preditiva” foi a proposta do grupo composto por Ana Beatriz Braga (Assessoria de Planejamento do DN), Antonio Henrique Borges Paula (Assessoria de Relações Institucionais do DN) e Liza Patrícia de Souza (Departamento Regional do Paraná). Seu objetivo é criar, usando machine learning, redes neurais artificiais e ferramentas de processamento de linguagem natural, um modelo computacional preditivo para examinar as proposições legislativas de interesse do Senac. Analisando os efeitos positivos e negativos de cada projeto de lei, o modelo estabelece padrões de resultado das votações dos parlamentares para captar seu grau e tipo de afinidade com o Senac a partir de sistema de inferência da lógica fuzzy.

A outra menção honrosa foi para “Educação profissional alinhada ao cenário atual do mercado de trabalho”, do grupo formado por Guilherme Maia (Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação do DN), Melissa Gabriela Abreu (Assessoria de Planejamento do DN) e Rafael Loureiro (Gerência de Prospecção e Avaliação Educacional do DN). Em linha com os objetivos estratégicos do Departamento Nacional, com base na inovação, no relacionamento com as partes interessadas, na eficiência operacional e na criação de capitais de conhecimento, o projeto usa conceitos de big data e data science para analisar o mercado de trabalho. Com base nas demandas de vagas disponíveis em território nacional e internacional, contribui para a oferta de cursos que efetivamente agreguem valor e favoreçam a empregabilidade dos alunos e egressos da Instituição.

Cinterfor

O Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional (Cinterfor) foi criado em 1963, no âmbito da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Sediado em Montevidéu, no Uruguai, o organismo é voltado para a formação profissional e o desenvolvimento de recursos humanos. Coordena uma rede de gestão de conhecimento composta por 67 entidades de 27 países de América Latina, Caribe, Espanha, África e Portugal.

O Senac é uma das instituições fundadoras do Cinterfor.