A constituição do sujeito professor na educação profissional e tecnológica: em questão o protagonismo docente na ação educativa

  • Josí Aparecida de Freitas
Palavras-chave: Sujeito, Professor, Práticas discursivas, Educação profissional e tecnológica, Pós-modernidade

Resumo

Este trabalho busca analisar o enunciado “E a tarefa de incentivar esse desenvolvimento [de competências] cabe, principalmente, ao professor como protagonista da ação educativa em sala de aula”. Tal afirmação encontra-se inserida no Projeto Pedagógico Institucional de um Instituto Federal de Educação. A partir do discurso produzido por esse documento, busco identificar, pensando com Foucault e em autores como Lipovetsky, Bauman, e Deleuze, como essas práticas discursivas constituem o sujeito professor, inventando, assim, o professor “protagonista da ação educativa em sala de aula”.

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Publicado
2014-04-19
Como Citar
de Freitas, J. A. (2014). A constituição do sujeito professor na educação profissional e tecnológica: em questão o protagonismo docente na ação educativa. Boletim Técnico Do Senac, 40(1), 18-31. Recuperado de https://www.bts.senac.br/bts/article/view/111
Seção
Artigos