Como escolhe uma criança

  • Mauro Maldonato
  • Silvia Dell’Orco
  • Ludovica Tremante
Palavras-chave: Decisão, Intuição, Probabilidade, Antecipação

Resumo

Nas últimas décadas, o estudo dos erros cognitivos realizados pelos adultos estimulou o interesse dos pesquisadores nos confrontos dos mecanismos decisionais na idade infantil. Em especial, procurou-se questionar de que modo o desenvolvimento cognitivo está ligado às competências com base na tomada de decisão, como por exemplo, a avaliação das probabilidades e a compreensão/interpretação do risco e da incerteza. Diversos estudos mostraram a existência de uma compreensão intuitiva da probabilidade anterior à idade prevista pela teoria piagetiana clássica, habilidade graças às quais as crianças estariam em condições de fazer julgamentos probabilísticos e avaliar eventos incertos, mesmo sem possuir a capacidade de cálculo formal.

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Publicado
2014-04-19
Como Citar
Maldonato, M., Dell’Orco, S., & Tremante, L. (2014). Como escolhe uma criança. Boletim Técnico Do Senac, 40(1), 52-65. Recuperado de https://www.bts.senac.br/bts/article/view/113
Seção
Artigos