Novos cenários produtivos e a educação profissional: a perspectiva das centrais sindicais

  • Neise Deluiz
  • Donaldo Bello de Souza
  • Marco Aurélio Santana
Palavras-chave: Educação, Trabalho, Educação Profissional

Resumo

O artigo buscou identificar o entendimento atual das três Centrais Sindicais (CUT, CGT e FS) sobre o processo de reestruturação produtiva em curso no país, suas implicações para a Educação Profissional e as formas de ação sindical neste novo cenário. Procurou-se, igualmente, analisar as concepções das Centrais sobre as relações entre Educação Geral e Formação Profissional, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Sindical. A análise dos posicionamentos das Centrais Sindicais evidenciou que ocorre um duplo movimento: de um lado, a separação estrutural e, de outro, a aproximação conjuntural em termos de encaminhamento de propostas. Os desafios postos pelo processo de reestruturação produtiva têm levado as Centrais a atuarem de modo incisivo e propositivo no mundo da educação, mas estas continuam enfrentando a questão de como se inserir nos debates e disputas de projetos no interior da sociedade, sem que isto represente a erosão de seus princípios político-ideológicos.

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Publicado
2000-08-30
Como Citar
Deluiz, N., Bello de Souza, D., & Santana, M. A. (2000). Novos cenários produtivos e a educação profissional: a perspectiva das centrais sindicais. Boletim Técnico Do Senac, 26(2), 2-17. Recuperado de https://www.bts.senac.br/bts/article/view/589
Seção
Artigos

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