Transição do modelo de ensino presencial para o remoto no contexto de isolamento social: a experiência do TECPUC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v47i2.883

Palabras clave:

ambiente virtual de aprendizagem, Blackboard, cursos técnicos, aulas remotas, isolamento social

Resumen

O presente artigo compartilha a experiência do Colégio Irmão Mário Cristóvão (TECPUC) no processo de transição abrupta do modelo de aulas presenciais para remotas, no contexto do isolamento social decorrente da pandemia de covid-19, iniciada em março de 2020, para atendimento às recomendações do Governo do Estado e das entidades de saúde, sem, contudo, interromper as atividades acadêmicas nos cursos técnicos. Além de abordar as principais estratégias utilizadas para capacitar os docentes nos recursos do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), garantir o acesso dos estudantes à plataforma digital e motivá-los a continuar estudando, o artigo apresenta pesquisas quantitativas e qualitativas, com coleta de dados primários e secundários que retratam tanto as percepções e dificuldades dos alunos e docentes neste processo de transição quanto informações derivadas de massa de dados estatísticos referentes a adesão e participação do corpo discente nas aulas remotas e nas avaliações on-line, retroalimentando assim as estratégias de engajamento e permanência dos alunos.

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Publicado

2022-01-27

Cómo citar

Arantes Valente, S. (2022). Transição do modelo de ensino presencial para o remoto no contexto de isolamento social: a experiência do TECPUC. Boletín Técnico De Senac, 47(2), 98–13. https://doi.org/10.26849/bts.v47i2.883

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