Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia

Authors

  • Gustavo H. E. Guimarães
  • Samuel Mendonça

Keywords:

Mediação, Autonomia, Atitudes sociais, Educação Profissional

Abstract

A mediação pedagógica é apresentada na perspectiva histórico-cultural como uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais em um ambiente educacional que estimula a atuação do aluno como sujeito do processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Trata-se de pesquisa empírica, realizada com docentes atuantes na educação profissional em uma das unidades do Senac São Paulo. Os resultados evidenciam os desafios que envolvem a mediação em um contexto educacional que estimula a autonomia. Encontramos expectativas e preocupações quanto aos resultados e ao processo, considerando alunos e docentes oriundos de experiências em ambientes tradicionais de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-12-19

How to Cite

H. E. Guimarães, G., & Mendonça, S. (2013). Mediação pedagógica: uma possibilidade para o desenvolvimento de atitudes sociais na autonomia. Senac Journal of Education and Work, 39(3), 6–29. Retrieved from https://www.bts.senac.br/bts/article/view/120