La educación en un mundo de marionetas: educación y control sociaL en la utopía de B.F. Skinner

Authors

  • Luis Felipe Jiménez Jiménez

Keywords:

Comportamentalismo, Humanismo, Utopia, Liberalismo, Skinner

Abstract

O romance utópico do psicólogo B. F. Skinner, Walden Dos, concebido como um meio para promover um novo modelo tecnológico de controle da conduta humana, constitui um dos principais paradigmas dos projetos sociais e educacionais contemporâneos. Sua adoção e adaptação em muitos dos setores mais poderosos do mundo ocidental conformam uma das provas contundentes da crise do humanismo e do fracasso dos ideais liberais. Assim, a presente análise tenta se interrogar sobre as condições de realidade nas quais foi possível pensar que tal utopia é realizável e desejável.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-08-19

How to Cite

Jiménez Jiménez, L. F. (2011). La educación en un mundo de marionetas: educación y control sociaL en la utopía de B.F. Skinner. Senac Journal of Education and Work, 37(2), 5–14. Retrieved from https://www.bts.senac.br/bts/article/view/189

Issue

Section

Articles