O pragmatismo da era globalizada: o difícil equilíbrio entre a formação para a vida e a formação para o trabalho

Autores/as

  • Juarez de Andrade

Palabras clave:

Globalização, Educação, Trabalho

Resumen

A cultura ocidental globalizada propõe, além da incerteza produzida pelas velozes transformações tecnológicas, a mudança de termos do mundo do trabalho, as modificações da vida cotidiana, familiar e social, numa espécie de relato que promove a cultura do efêmero, a cultura do simulacro, a cultura da fragmentação, a cultura da desesperança. Na escola, o que se busca é que os alunos se motivem pelo “deus da utilidade econômica” ou o “deus da tecnologia”. O pragmatismo triunfante promove o mundo do “salve-se quem puder”, do “vale-tudo”, justificados pela busca apressada de resultados cada vez mais autocentrados, por meio de caminhos sempre mais estreitos, levando ao amesquinhamento dos objetivos por meio da pobreza das metas e da ausência de finalidades. Esta é a temporalidade sócio-histórica do capital que vivenciamos – chamada de “globalização”, para muitos uma “globalização perversa”.

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Publicado

2010-08-19

Cómo citar

de Andrade, J. (2010). O pragmatismo da era globalizada: o difícil equilíbrio entre a formação para a vida e a formação para o trabalho. Boletín Técnico De Senac, 36(2), 79–87. Retrieved from https://www.bts.senac.br/bts/article/view/220

Número

Sección

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