Contribuições da avaliação na identificação de efetividade da promoção da saúde na escola no município do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Carlos dos Santos Silva
  • Avamar Filgueira Pantoja

Palabras clave:

Escola promotora de saúde, Saúde, Escola, Promoção da Saúde, Avaliação, Educação

Resumen

Ao considerar a escola como espaço privilegiado de irradiação de iniciativas de desenvolvimento comunitário e colaboração intersetorial, os autores discutem, a partir da experiência do município do Rio de Janeiro, em que medida os referenciais da Estratégia de Escolas Promotoras de Saúde consolidam a promoção da saúde na escola e superam modelos biomédicos de saúde escolar. A metodologia utilizada foi a descrição dos principais processos e efeitos do desenvolvimento de dez anos dessa estratégia nesse município e os resultados positivos e negativos de avaliação de sua implementação na fase de projeto-piloto e, mais recentemente, de oficinas regionais de saúde na escola. Este artigo pretende contribuir com o debate sobre a identificação dos espaços, processos e mecanismos de avaliação e da efetividade das práticas implementadas de promoção de saúde na escola.

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Publicado

2009-08-19

Cómo citar

dos Santos Silva, C., & Filgueira Pantoja, A. (2009). Contribuições da avaliação na identificação de efetividade da promoção da saúde na escola no município do Rio de Janeiro. Boletín Técnico De Senac, 35(2), 36–49. Recuperado a partir de https://www.bts.senac.br/bts/article/view/245

Número

Sección

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