As relações entre aprendizagem organizacional e intranet em uma instituição de educação profissional

  • Valéria Letícia Alves
  • Rejane Sartori
  • Regiane Macuch
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional, Gestão do Conhecimento, Intranet

Resumo

A capacidade de as empresas criarem conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo aos seus produtos e serviços está relacionada ao processo de aprendizagem organizacional. Para tanto, este estudo analisou o uso da intranet no setor comercial de uma instituição de educação profissional. A metodologia empregada é qualitativa e exploratória. Foram realizadas entrevistas, e os dados, transcritos e analisados à luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a intranet é uma importante ferramenta para a aprendizagem organizacional, à medida que seus membros adquirem novos conhecimentos e percebem sua aplicação na empresa como potencial para o desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGELONI, T.; STEIL, A. V. Alinhamento de estratégias, aprendizagem e conhecimento organizacional. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Aprendizado organizacional: volume 1: fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: IBPEX, 2011. p. 115-147.

ANTONELLO, C. S. A metamorfose da aprendizagem organizacional: uma revisão crítica. In: RUAS, A. et al. (Org.). Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ARGOTE, L.; MIRON-SPEKTOR, E. Organizational learning: from experience to knowledge. Organization Science: articles in advance, v. 22, p. 1-15, Oct. 2011.

ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizational learning: a theory of action perspective. Reading: Addison-Wesley, 1978.

ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. On organizational learning: theory, method, and practice. Reading: Addison-Wesley, 1996. v. 2.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BENETT, Gordon. Intranets: como implantar com sucesso na sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

BURNHAM, T. F. et al. Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2005, Salvador.

CARVALHO, Fabio C. A. Gestão do conhecimento. São Paulo: Pearson Education, 2012.

CORRÊA, F. A gestão do conhecimento aplicada ao setor de tecnologia da informação. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento) - Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/sigc/article/view/2553>. Acesso em: 16 jan. 2018.

CROSSAN, M. M.; APAYDIN, M. A multi-dimensional framework of organizational innovation: a systematic review of the literature. Journal of Management Studies, v. 47, n. 6, 2010.

CROSSAN, M. M.; LANE, H. W.; WHITE, R. E. An organizational learning framework: from intuition to institution. Journal of Management Review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999.

DRUCKER, P. F. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Estratégias empresariais e formação de competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FIOL, C. M.; LYLES, M. A. Organizational learning. The Academy of Management Review, v. 10, n. 4, p. 803-813, 1985.

FREIRE, P. de S. Aumente a qualidade e quantidade de suas publicações científicas: manual para elaboração de projetos e artigos científicos. Curitiba: CRV, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IGARASHI, W. Aprendizagem organizacional: proposta de um modelo de avaliação. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Price Jane. Sistemas de informação com internet. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Price Jane. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LOIOLA, E.; BASTOS, A. V. B. A Produção acadêmica sobre aprendizagem organizacional no Brasil. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 3, p. 181-201, jul./set. 2003.

NEVO, D.; FURNEAUX, B.; WAND, Y. Towards an evaluation framework for knowledge management systems. Information Technology and Management, v. 9, n. 4, p. 233-249, 2007.

NICOLINI, D.; MEZNAR, M. B. The social construction of organizational learning: conceptual and practical issues. Human Relations, v. 48, n. 7, p. 727-746, 1995.

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. A criadora de conhecimento da empresa. New York: Oxford University Press, 1995.

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

RODRIGUES, E. D.; MARQUES, E. V. Análise da participação da intranet na criação de conhecimentos à luz do modelo 4I. Trabalho apresentado no 31. Encontro da ANPAD, 2007, Rio de Janeiro.

ROSSETTI, A. G.; MORALES, A. B. T. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 124-135, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n1/a09v36n1.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2017.

SCOTT, Judy E. Organizational knowledge and the intranet. Decision Support Systems, v. 23, n. 1, p. 3-17, 1998.

SOUZA, F. O.; LOPES, L. M. A tecnologia da informação e da comunicação aplicada a comunicação interna. Revista Hórus, v. 4, n. 1, p. 36-54, 2006.

SOUZA, Rosana Viera de; TREZ, Guilherme. Mensuração em aprendizagem organizacional: adaptação de uma escala para o contexto brasileiro. In: ENCONTRO DA ANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais do… Rio de Janeiro, 2006.

STENMARK, D. Intranets as formative context: a study of under-utilised corporate webs. In: AMCIS, 2003, Tampa, Florida. Proceedings... Tampa, 2003. p. 1697-1703.

Publicado
2018-03-27
Como Citar
Alves, V. L., Sartori, R., & Macuch, R. (2018). As relações entre aprendizagem organizacional e intranet em uma instituição de educação profissional. Boletim Técnico Do Senac, 44(1). https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.647
Seção
Ahead of Print