A educação ambiental nos cursos de Programação de Jogos Digitais e Design de Interiores do Senac de Palhoça, Santa Catarina

Autores

  • Fabiana Matzenbacher Delanoy Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
  • Volmir von Dentz Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v49.946

Palavras-chave:

educação ambiental; educação profissional e tecnológica; currículo; prática pedagógica

Resumo

O artigo analisa como a educação ambiental se faz presente nos cursos técnicos integrados do Senac de Palhoça, em Santa Catarina, considerando os projetos pedagógicos e a percepção de estudantes e professores. Trata-se de uma pesquisa descritiva de estudo de caso cujos resultados apontam que é do interesse da instituição que seus estudantes tenham consciência ambiental como cidadãos e futuros profissionais – perspectiva manifesta nos projetos pedagógicos dos cursos, na visão dos professores e, em certa medida, também na opinião dos estudantes.

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Biografias Autor

Fabiana Matzenbacher Delanoy, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Graduada em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Educação Ambiental com ênfase em formação de professores pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). 

Volmir von Dentz, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), vinculado à Área de Cultura Geral do campus São José. Graduado em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (FEBE), mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

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Publicado

2024-05-02 — Atualizado em 2024-05-06

Versões

Como Citar

Delanoy, F. M., & von Dentz, V. (2024). A educação ambiental nos cursos de Programação de Jogos Digitais e Design de Interiores do Senac de Palhoça, Santa Catarina. Boletim Técnico Do Senac, 49. https://doi.org/10.26849/bts.v49.946 (Original work published 2 de Maio de 2024)

Edição

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