Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Eduardo Fernandes Barbosa
  • Dácio Guimarães de Moura

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349

Palavras-chave:

Metodologias ativas de aprendizagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

A Educação Profissional tem sido objeto de discussões focalizando prioritariamente as organizações curriculares e percursos formativos, com menor ênfase em metodologias de aprendizagem voltadas para a construção de competências profissionais. Este artigo incentiva a revisão de práticas tradicionais de ensino e discute possibilidades de metodologias ativas na Educação Profissional, especialmente as metodologias Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos. Ambas têm um ideário favorável às necessidades da Educação Profissional e podem gerar práticas docentes inovadoras no contexto da formação profissional, superando limitações dos modelos tradicionais de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-08-19

Como Citar

Fernandes Barbosa, E., & Guimarães de Moura, D. (2013). Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico Do Senac, 39(2), 48–67. https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.