Resgatar a identidade docente – "ser professor primário" antes e depois 1974 em Portugal

From the voice of life stories to recorded memories

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco
Palavras-chave: Identidade docente, Ser professor primário, História de vida, Biografia-narrativa

Resumo

Relacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIESTA, Gert; FIELD, John; HODKINSON, Phil; MACLEOD, Flora J.; GOODSON, Ivor F. Improving learning through the life course: learning lives. London: Routledge, 2011.

BOLÍVAR, Antonio. Las historias de vida del profesorado: voces y contextos. RMIE – Rev. Mexicana de Investigación Educativa, Ciudad de México, v. 19, n. 62, p. 711-734, jul./sep., 2014.

BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesus; FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación. Madrid: La Muralla, 2001.

CARVALHO, Rómulo de. História do ensino em Portugal: desde a Fundação da Nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: FCG, 1987.

FERRAROTTI, F. Sobre a Autonomia do Método Biográfico. In: AAVV. O Método (Auto)biográfico e a Formação (pp. 15-35). Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.

FERRAROTTI, Franco. Las historias de vida como método. Convergencia, Toluca, v. 14, n. 44, p. 15-40, may./ago. 2007.

FERREIRA, Fernando Ilídio. Para o estudo das identidades profissionais dos professores. In: FERREIRA, Fernando Ilídio; MONTEIRO, Manuel; SARMENTO, Teresa (coord.). Formação e Identidades. Paredes de Coura: C.F.E. de Paredes de Coura, 2003. p. 33-53.

FLICK, Uwe. Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor, 2005.

GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António S. (org.). Vidas de professores, 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995, p. 63-78.

GOODSON, Ivor F. The life and work of teachers. In: B.J. Biddle; T.L. Good; Goodson, I. F. (eds.), International handbook of teachers and teaching (vol. I, pp. 135-152). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1997.

GOODSON, Ivor F. (ed.). Historias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro, 2004.

GOODSON, Ivor F. Developing narrative theory: life history and personal representation. London: Routledge, 2012.

GOODSON, Ivor F.; BIESTA, Gert; TEDDER, Michael; ADAIR, Norma. Narrative learning. London: Routledge, 2010.

GOODSON, Ivor F.; LOVELESS, Avril; STEPHENS, David (ed.). Explorations in narrative research. Rotterdam: Sense Publishers, 2012.

HALBWACHS, Maurice. Los marcos sociales de la memoria. Barcelona: Anthropos, 2004.

HUBERMAN, Maurice. The lives of teachers. New York: Teacher College Press, 1993.

JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa-Formação, 2002.

LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO. Diário da República nº 237/1986, Série I, 14 de outubro de 1986.

MARQUES, A. H. de Oliveira. História de Portugal. Lisboa: Palas Editores, 1985.

MARTINS, Ernesto. As narrações dos professores na memória educativa portuguesa durante o Estado Novo e depois de 1974 (Histórias de vida de professores aposentados). In: JORNADES D’HISTÒRIA DE L’EDUCACIÓ, 21., [2014], Palma. Imatges de l’escola, imatge de l’educació: Actes. [S. l.: s. n., 2014]. p. 113-126.

MINISTÉRIO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA. Direção Geral do Ensino Primário. Diário do Governo nº 73/1933, Série I, 30 de março de 1933.

MÓNICA, M. F. Educação e sociedade no Portugal de Salazar. Lisboa: Editorial Presença – G.I.S, 1978.

NÓVOA, Antonio S. Textos, imágenes y recuerdos: escritura de nuevas historias de la educación. In: POPKEWITZ, T. S.; BARRY, D. F.; PEREIRA, M. A. (ed.). Ensayos críticos sobre conocimiento y escolarización. Barcelona: Pomares, 2003. p. 61-84.

NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. Evidentemente: histórias da educação. Porto: ASA, 2005.

PEREIRA, Maria Paula. A escola portuguesa ao serviço do Estado Novo: as lições de história de Portugal do boletim do ensino primário oficial e o projeto ideológico do salazarismo. Da Investigação às Práticas, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 63-85, 2013.

PINTASSILGO, J. A. S. & MOGARRO, Mª J. A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da histórica formação dos professores. Educação, 1, 28-41, 2012.

PUJADAS, Joan Jusep. El uso de las historias de vida en Ciencias Sociales. Madrid: CIS, 1992.

RICOEUR, Paul. Tiempo y narración. Madrid: Ediciones Cristiandad, 1987.

SERRÃO, Vanda Maria de Bragança. O Ensino durante o Estado Novo em Portugal: O papel do professor. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino da História) – Universidade de Lisboa. Lisboa, 2018. Relatório

Publicado
2022-05-30
Como Citar
Martins, E. C. (2022). Resgatar a identidade docente – "ser professor primário" antes e depois 1974 em Portugal: From the voice of life stories to recorded memories. Boletim Técnico Do Senac, 48, e22004. https://doi.org/10.26849/bts.v48i.890
Seção
Artigos