Work, knowledge and education: a tribute to Mike Rose

Authors

  • Jarbas Novelino Barato

DOI:

https://doi.org/10.26849/bts.v47i2.906

Keywords:

Mike Rose, trabalho, conhecimento, saber do fazer

Abstract

Este artigo foi escrito para lembrar Mike Rose, conselheiro do BTS, falecido dia 15 de agosto de 2021. O texto apresenta informações sobre a vida do homenageado, filho de garçonete, primeiro da família a chegar à universidade. A vida de Mike, criado numa área pobre de Los Angeles, já introduz para o leitor a obra dele. Percalços na universidade e a decisão de educar os desprivilegiados explicam as elaborações acadêmicas deste professor da UCLA. Nas partes seguintes do artigo, aparecem algumas das ideias desenvolvidas por Rose acerca de educação pública, erro, redação, testes, inteligência, pobreza. O desfecho é uma entrevista em que Mike Rose fala sobre o saber dos trabalhadores. Nessa fala ele destaca alguns dos pontos do The Mind at Work: Valuing the Intelligence of the American Worker, livro em que desenvolve ideias sobre o saber do fazer numa direção que pode ajudar instituições e especialistas em educação profissional a valorizar o conhecimento em ação dos trabalhadores manuais.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARATO, Jarbas. O saber invisível. Revista Senac.sp, número especial comemorativo dos 60 anos do SENAC, 2006.

BARATO, Jarbas. Escola da roça: limites e inspirações. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 46, n. 1, p. 139-150, 2020.

BARATO, Jarbas. Educación tecnica: educación-trabajo – alternativas conceptuales y didácticas. Lima: Instituto de Pedagogía Popular, 2004.

CRAWFORD, Matthew B. Shop class as soulcraft: an inquiry into the value of work. New York: Penguin Books, 2009.

DETTMAR, Kevin. The teacher who changed how we teach writing. [S. l.]: The New Yorker, 14 Oct. 2021. Disponível em: https://www.newyorker.com/culture/postscript/the-teacher-who-changed-how-we-teach-writing. Acesso em: 10 nov. 2021.

ERICKSON, Ansley T. The rhetoric of choice: segregation, desegregation, and chater schools. In: KATZ. Michael B.; ROSE, Mike. Public education under siege. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2013.

NARDI, Bonnie; O’DAY, Vicky. Information ecologies: using technolgy with heart. Cambridge: The MIT Press, 1999.

NASCIMENTO, Orlando. Memórias de um professor de antigamente. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2020.

ROSE, Mike. Mentes trabajando: una valorización de la inteligencia del trabajador. Montevideo: Cinterfor/OIT, 2016.

ROSE, Mike. De volta à escola: porque todos merecem uma segunda chance na educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.

ROSE, Mike. Why school?: reclaiming education for all us. New York: The New Press, 2009.

ROSE, Mike. Lives on the boundary.New York: Penguin Books, 2005.

ROSE, Mike. O saber no trabalho: valorização da inteligência do trabalhador. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

ROSE, Mike. The mind at work: valuing the intelligence of the American worker. New York: Viking- Penguin Books, 2004.

ROSE, Mike. Possible lives: the promise of public education in America. New York: Penguin Books, 1999.

WAITING for Superman. Dirigido por Davis Gugenheim. [S. l.]: Paramount Vintage e Participant Media, 2010.

WILIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1991.

Published

2022-01-27

How to Cite

Novelino Barato, J. (2022). Work, knowledge and education: a tribute to Mike Rose. Senac Journal of Education and Work, 47(2), 6–32. https://doi.org/10.26849/bts.v47i2.906

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.