Educação profissional na Argentina: rompimento, continuidade, inovação
DOI:
https://doi.org/10.26849/bts.v43i1.391Palavras-chave:
Institucionalidade, Políticas de educação profissional, Políticas trabalhistas, Desenvolvimento produtivo, Assistência técnica, Gestão de qualidade, Avaliação e certificação de competências, Formação setorial, Participação de organizações de empregadoresResumo
Este artigo expõe o desenvolvimento da educação profissional na Argentina de 2001 a 2014, das ações impulsionadas pelo Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência Social. Analisa a “refundação” da educação profissional nesse período de tempo e apresenta a construção de um sistema nacional de educação profissional. Examina, também, o papel assumido pelas organizações de empresários e trabalhadores no domínio, na contextualização das políticas de educação no marco do sistema de relações trabalhistas e na concepção de políticas trabalhistas e de formação associadas ao desenvolvimento produtivo. O artigo é concluído observando-se a necessidade de gerar institucionalidades, adotar políticas públicas e implementar mecanismos regulatórios como garantias para a continuidade das conquistas alcançadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Compromisso de Disponibilização dos Trabalhos em Licença Creative Commons
O Boletim Técnico do Senac será disponibilizado por meio da licença BY NC, de forma gratuita e sem fins comerciais.
Em vista disso, ao submeter seus trabalhos para avaliação, os autores se comprometem a providenciarem a disponibilização de seus trabalhos pela licença Creative Commons BY NC junto ao website <https://br.creativecommons.org>, dispensando, assim, a necessidade da assinatura de qualquer documento ou contrato com o Senac para regular a disponibilização de seus trabalhos no Boletim Técnico do Senac.
O(s) autor(es)declaram, ainda, que reconhecem o Boletim Técnico do Senac como periódico eletrônico de acesso livre, cujas Políticas e Diretrizes para Autores estão à disposição para conhecimento em seu sítio oficial na web, a saber – www.bts.senac.br – e que as mesmas podem ser modificadas a qualquer tempo, ficando imediatamente qualquer nova condição publicada on-line.