Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a educação profissional

Authors

  • Jarbas Novelino Barato

Keywords:

Trabalho, Educação Profissional, Teoria da Atividade, Comunidades de Prática, Metodologia, Epistemologia

Abstract

Muitos trabalhadores celebram suas obras. Têm orgulho do que fazem. Esta constatação sinaliza dimensões axiológicas no interior das atividades produtivas, quase sempre ausentes em análises feitas por especialistas. É preciso considerá-la como um indicador de saberes que se constroem no e pelo trabalho. Duas vertentes teóricas podem nos ajudar a entender melhor a obra em práticas sociais voltadas para a produção: Teoria da Atividade e recentes estudos no campo das comunidades de prática. O sentido da obra, iluminado pelas citadas vertentes teóricas, pode inaugurar um modo completamente novo de desenvolver atividades de educação profissional. Esse é um caminho capaz de oferecer uma alternativa mais próxima do saber do trabalho que a pedagogia da competência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2008-12-19

How to Cite

Novelino Barato, J. (2008). Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a educação profissional. Senac Journal of Education and Work, 34(3), 4–15. Retrieved from https://www.bts.senac.br/bts/article/view/262

Most read articles by the same author(s)

> >> 

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.