Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a educação profissional

Autores/as

  • Jarbas Novelino Barato

Palabras clave:

Trabalho, Educação Profissional, Teoria da Atividade, Comunidades de Prática, Metodologia, Epistemologia

Resumen

Muitos trabalhadores celebram suas obras. Têm orgulho do que fazem. Esta constatação sinaliza dimensões axiológicas no interior das atividades produtivas, quase sempre ausentes em análises feitas por especialistas. É preciso considerá-la como um indicador de saberes que se constroem no e pelo trabalho. Duas vertentes teóricas podem nos ajudar a entender melhor a obra em práticas sociais voltadas para a produção: Teoria da Atividade e recentes estudos no campo das comunidades de prática. O sentido da obra, iluminado pelas citadas vertentes teóricas, pode inaugurar um modo completamente novo de desenvolver atividades de educação profissional. Esse é um caminho capaz de oferecer uma alternativa mais próxima do saber do trabalho que a pedagogia da competência.

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Publicado

2008-12-19

Cómo citar

Novelino Barato, J. (2008). Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a educação profissional. Boletín Técnico De Senac, 34(3), 4–15. Recuperado a partir de https://www.bts.senac.br/bts/article/view/262

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